“O crime é um fenômeno normal e deve ser concebido como uma construção historicamente e culturalmente determinada”.

Émile Durkhein

LOCALIZAÇÃO DA BASE MOINHO

ENDEREÇO: AVENIDA RUI BARBOSA, N.º 650, BAIRRO PARQUE UNIVERSITÁRIO, EM CUIABÁ/MT, CEP: 78.075-202.



FONE: (65) 3663-2449 / 3663-1114



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto cultural “Retreta na Praça” no Jardim Universitário


O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) realizou nesta sexta-feira (23.09), na Praça do bairro Jardim Universitário, próxima à Feira Livre do Recanto dos Pássaros, apresentações culturais do projeto Tocando em Frente “Retreta na Praça”, com canções que marcaram época.
O objetivo do projeto é valorizar antigos costumes como os de apreciar as bandas que tocavam nas praças e viabilizar a circulação destas novamente em todo o Estado. O projeto se estende por 12 municípios e no total serão 17 concertos em praças públicas com as bandas do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso organiza a programação com relação a datas e locais em conformidade com a disponibilidade das bandas e dos municípios.











Policiais Militares de Mato Grosso aprendem técnicas de policiamento comunitário japonês

Midia News | Cotidiano | Policiais Militares de Mato Grosso aprendem técnicas de policiamento comunitário japonês
  • A capacitação tem como objetivo capacitar policiais militares para gerenciar e operar as Bases Comunitária



  • Mais de 80 policiais militares iniciaram nesta segunda-feira (26.09), o Curso Nacional de Gestor e Operador de Policiamento Comunitário Sistema Koban. A capacitação é uma iniciativa Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e segue até sexta-feira (30.09), na Escola da Magistratura, em Cuiabá.
    Sobre o sistema de policiamento empregado no Japão, o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Jonas Duarte de Araujo explicou que "o Koban são as Bases Comunitárias localizadas nas áreas urbanas e o Chuzaisho nas áreas rurais do Japão com intuito de que a sociedade interaja no dia-a-dia com a polícia, na busca da solução dos problemas. Nas bases encontram-se profissionais que tenha espírito de voluntariedade e interatividade com a população".
    A capacitação tem como objetivo capacitar policiais militares para gerenciar e operar as Bases Comunitárias na filosofia do sistema de Koban e Chuzaisho de Bases Comunitárias, bem como para atuar na mobilização social das lideranças comunitárias. Um dos professores do curso, o 1º tenente da PM Jean Carlo Holz comentou sobre a sua experiência em ter ido até o Japão conhecer o sistema e ressaltou a importância de ter essa modalidade no Estado. "Existe uma dificuldade de aplicar o sistema em Mato Grosso já que cada pais tem uma realidade e costumes diferentes, mas os policiais já estão sendo capacitados para exercer tal função. Nós vamos adaptar o sistema no estado e com certeza os resultados serão positivos".
    Participam do Curso Nacional de Gestor de Policiamento Comunitário Sistema Koban, 37 sargentos e cabos da Polícia Militar, que já atuam em Bases Comunitárias como gestores. Já no Curso Nacional de Operador de Policiamento Comunitário Sistema Koban estão sendo capacitados 48 cabos e soldados que atuam em Bases Comunitárias como operadores de policiamento comunitário. Um dos participantes é o sargento PM Pedro Nunes Batista, que atua na Base Comunitária de Segurança Móvel São José em Barra do Garças. Para ele, o curso está sendo muito abrangente e útil. "Para quem trabalha nas unidades móvel e também nas Bases Comunitárias o curso servirá para interagir, buscar e levar os conhecimentos a sociedade".
    Sistema Koban e Chuzaisho - No Japão, é utilizado o método Koban de policiamento comunitário. Três policiais trabalham por turno numa base e tem como missão ouvir opiniões dos moradores a respeito da segurança, participar das atividades da população local e garantir a segurança geral. No Japão existem 6.185 Kobans, com o efetivo de 35% dos policiais.
    Com o método, 85% das ocorrências do país são solucionadas. No Koban apenas um policial fica responsável pela guarda da base. Os policiais comunitários japoneses ainda desenvolvem campanhas de combate ao crime, atende ocorrências e orienta a comunidade na prevenção de crimes de trânsito. O grande diferencial do sistema é a ação mais eficaz na orientação e prevenção ao crime.
    Em Mato Grosso, a filosofia de Polícia Comunitária é aplicada em três frentes: na Base Comunitária de Segurança Pública, que reúne os serviços integrados das instituições da segurança pública, além de policiamento ostensivo; nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, entidades de apoio às ações da segurança pública no Estado, além de cursos de promotor e multiplicador de polícia comunitária, ofertado pela Senasp para capacitação dos profissionais da segurança pública.


    Fonte: Mídia News

Informativo da Base Moinho - 8ª Edição


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Frentista é preso fraudando abastecimento de viatura da Polícia

Policiais do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) da região Sulprenderam um frentista de um posto na Avenida Fernando Correa da Costa que estava fraudando abastecimento de uma viatura da Polícia Civil, utilizando senha de um policial militar e de um servidor da Secretaria de Saúde. Clerison Fabricio da Silva, 29, está sendo conduzido em flagrante a Central de Plantão do Planalto e deverá ser autuado por furto mediante fraude.

Redação 24 Horas News

Base Moinho prende assaltantes e apreende armas de fogo no bairro Recanto dos Pássaros


Policiais militares da Base Moinho prenderam três assaltantes de residência em flagrante no momento em que realizavam assalto a uma residência no bairro Recanto dos Pássaros, em Cuiabá.

Assim que os moradores ligaram na Base denunciando o assalto, os Policiais Militares se deslocaram imediatamente para o local do fato e realizaram um cerco na residência. Após uma rápida negociação os suspeitos se entregaram e,  com eles, foram encontrados três revólveres calibre 38 e 11 munições.

Os policiais que realizaram a prisão informaram que no momento da chegada das viaturas, dois comparsas que estavam do lado de fora da residência,  conseguiram fugir em um veículo Corsa de cor branca.

Foram feitas diligências e revistas nas residências dos suspeitos e, em uma delas, foram encontradas uma quantia de substância análoga à maconha (pesando aproximadamente 175 gramas) e uma balança de precisão.

Todos foram encaminhados juntamente com os materiais e vítimas para o CISC  (Centro Integrado de Segurança e Cidadania) Norte - Planalto.